Projetos Artístico-Educativos

Em todas as experiências da Companhia Novos Novos as linguagens da arte e da educação caminham juntas, com o objetivo de se construir projetos de formação do cidadão, em processos que levem em conta a valorização das experiências individuais e coletivas.

A Novos Novos tem um repertório dedicado ao público infantojuvenil, representado por trabalhos artísticos que também pretendem impactar no público adulto. Para isso, desenvolve em seus projetos discussões pertinentes ao mundo contemporâneo, criando peças teatrais nas quais ludicidade, poesia e temas como tradição, respeito, empenho e poder de superação são destacados, sempre enfatizando a urgente necessidade do humano se posicionar frente ao seu tempo, e se posicionar de maneira construtiva e emancipadora.

É este um dos desafios que escolhemos na Novos Novos: realizar projetos artísticos e espetáculos para crianças e jovens, mas que tenham a capacidade de também acessar aos adultos, trazê-los a esse outro lugar de simbologia transformadora que é o teatro. 

Os projetos e montagens da Companhia nascem, participam e/ou se desdobram em ações de formação de plateia, com foco especial no público infantojuvenil. É o caso, por exemplo, das várias edições do Projeto Escola, realizadas pela Companhia, muitas vezes em parceria com o Centro de Pesquisa Moinhos Giros de Arte. Esse projeto já gerou oficinas, rodas de debates e construção de montagens que trouxeram ao elenco crianças da rede pública de ensino e professores, entregando espetáculos teatrais inéditos que foram exibidos gratuitamente para milhares de discentes e docentes. Já o Projeto Vila Novos Novos, em suas duas edições, foi aberto a crianças e jovens de comunidades, tendo inclusive oficinas de capacitação para o trabalho em áreas artísticas, como ajudante de palco, cenografia, figurino e iluminação.

Confira, abaixo, alguns projetos da Companhia Novos Novos desenvolvidos nesse campo:

  • Projeto Vila Novos Novos I e II – Oficinas de capacitação (2005 e 2006);
  • Artes e Pontes – Intercâmbio artístico internacional (2008);
  • Escola no Teatro – Apresentação de espetáculos para alunos da rede pública de ensino da Bahia (desde 2001);
  • FalaVilinha – Palestras e seminários (2008);
  • Oficinas livres – Workshops de teatro (desde 2001);
  • Encontros com Arte – Exposição plástica e performance (2008-2009).