Paparutas

Uma manifestação da cultura popular da Ilha do Paty (localizada no município baiano de São Francisco do Conde) foi a inspiração para Lázaro Ramos construir o texto Paparutas, que foi seu primeiro trabalho escrito para o teatro, encenado no Teatro Vila Velha no ano de 2000 , com um elenco que contou com Débora Landim como atriz.

Eis que, em 2012, Débora retoma o texto, agora como diretora, e dá sua versão cênica ao mundo das Paparutas. Para isso, coloca no palco um elenco de 25 atores e atores aprendizes, com idades entre 7 e 20 anos. Um encontro cênico de gerações de integrantes da Novos Novos, com alguns se tornando adultos depois de várias experiências na Companhia, e outros chegando ao grupo.

Paparutas é uma celebração alegre e brincante, representando uma das mais ricas tradições orais do recôncavo baiano, uma história passada de pais para filhos, através das gerações. O texto de Lázaro inspira-se na tradição, mas também busca tratar de temas outros que são importantes para a humanidade, como a necessária atenção à conservação da natureza e mesmo do universo simbólico ancestral e regional.

Esta é a sexta peça da Companhia Novos Novos para o circuito comercial, a primeira a partir da escrita de Lázaro Ramos – em 2017, a Companhia voltou ao universo do autor, levando aos palcos versão cênica para os textos Caderno de Rimas do João e Sem Rimas da Maria.