Dono do Medo e o seu comandado, o Medo, passam a deixar todo mundo apavorado em uma pequena cidade. Esse é o mote da peça Ciranda do Medo, adaptação para o teatro feita pela Companhia Novos Novos a partir do livro da escritora e atriz Sônia Robatto.
Para tratar do tema “medo”, Sônia Robatto propõe uma ciranda contada em fórmula de fábula na qual o rato treme só de pensar no gato e o gato teme o cachorro e o cachorro se apavora ao ver o leão, e assim lá vai a história. Um dia, porém, todos percebem que para acabar com essa ciranda interminável, algo deve ser feito. E onde está a solução para enfrentar o Medo e o seu senhor, o Dono do Medo? Certamente, em nós mesmos.
Ciranda do Medo teve sua primeira montagem em 2007 e trouxe ao palco um elenco formado por muitas crianças que chegavam à Novos Novos e também integrantes que à época já eram adolescentes. A peça deixou para a Companhia, dentre outros ensinamentos, um que era dito à plateia durante os espetáculos, sussurrado ao ouvido de cada um que assistia ao espetáculo, a cada apresentação: “É preciso ter coragem!”